terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A Reforma Protestante



A Reforma foi uma revolução religiosa que ocorreu no século XVI, na Igreja Ocidental, com efeitos políticos, econômicos e sociais por toda a Europa. Os maiores lideres dessa revolução foram Martinho Lutero e João Calvino. Ao longo da história da Igreja, outros já haviam tentado promover mudanças na doutrina da Igreja, mas não obtiveram êxito. 

O movimento reformista teve seu início na Alemanha, com Martinho Lutero, e logo se espalhou por outros países da Europa, ganhando cada vez mais apoiadores.(Veja mais em Lutero e sua influência na Reforma) Em resposta ao movimento reformista, a Igreja iniciou o movimento de contrarreforma. O início da revolução é marcado pela publicação das 95 teses de Lutero, em 1517, que protestava contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo a reforma da Igreja Ocidental.

Para os reformistas, existiam cinco princípios fundamentais: sola gratia, sola fides, sola scriptura, Sola Christus e Soli Deo Gloria.  Segundo Jonathan Sheehan (2005), a insistência nos três primeiros princípios fez com que a Bíblia protestante, traduzida para a língua vernácula (Veja mais em  A Bíblia Vernacular ou Traduções bíblicas na Inglaterra), tivesse um papel fundamental no projeto da Reforma, dando empoderamento à causa.

De acordo com Sheehan, na Inglaterra, a história da Bíblia vernácula inglesa é inseparável da história da coroa e isso se mostra claro quando o Rei Henrique VIII, institui o ato de supremacia, em 1534, unindo a Igreja à coroa, fundando assim a Igreja Anglicana. 



Referências:

SHEEHAN, Jonathan. The Enlightenment Bible. Princeton University Press: 2005. p. 1-25.
http://www.monergismo.com/textos/cinco_solas/cinco_solas_reforma_erosao.htm
https://global.britannica.com/event/Reformation
http://www.museeprotestant.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário